segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A literatura nas aulas de Língua Portuguesa

A oficina do Gestar sobre o uso de obras literárias em sala de aula foi maravilhosa, pois através dela trocamos experiências escolhemos obras para serem estudadas com nossos alunos e elaboramos atividades que seguem como sugestões:

OBRAS


a) Mobilização: É o conjunto de atos/atividades que proporcionam a motivação do aluno à leitura. b) Construção / Síntese: São as atividades realizadas após a leitura da obra.

Ninguém conhece o que é um poema (Ricardo Azevedo)
a) Criar uma caixa surpresa e dentro dela colocar em tarjas de papel versos de poemas que o próprio livro traz, numerá-las e caracterizar o poema por cor. Assim, cada aluno ficará com um verso e formará equipe a partir do poema. Em seguida, fazer a leitura e apresentar à turma. b) Após a leitura do livro, o aluno terá de representar o poema favorito através de imagens, colagens, pinturas, desenhos, etc.

Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcellos




a) Ler para os alunos trechos mais importantes da obra e em paralelo assistir a algumas cenas do filme.
b) Relacionar a obra a alguns valores humanos, virtudes, atitudes através de produção de poemas, paródias, ou até mesmo responder à análise feito pelo professor.




O Garoto Verde (Toni Brandão)


a) Leitura da capa do livro e em contrapartida, assistir ao vídeo: A Ilha das flores.
b) Discussões em relação ao livro e ao vídeo, produção de cartazes dando ênfase a importância do destino adequado do lixo.


A garota quase perfeita (Regina Drummond)


a) Questionar os alunos: “Qual a sua ideia de fada madrinha?” A socialização pode ser através de discussões.
b) Socialização e reflexão acerca da atitude da personagem principal “Gracinha”. Em seguida, produção de artigo de opinião ou paródia sobre a temática do livro.

O menino do dedo verde (Maurice Druon)


a) Relacionar os elementos da capa ao título.
b) Fazer a leitura em capítulos (ler para os alunos) e fazer reflexão através de questionamentos. Após, em duplas, produzir um livro com cenas da obra. (trabalhar começo, meio e fim).

A bolsa amarela (Lygia Bojunga Nunes)

a)Abrir uma discussão sobre o que os alunos pensam sobre amor, traição, família.
b) Leitura da obra em forma de novela. Após, produzir um artigo de opinião acerca da história. Em seguida, leitura de alguns textos e discussão oral em sala.

Tchau (Lygia Bojunga Nunes)

Um comentário: