A oficina do Gestar sobre o uso de obras literárias em sala de aula foi maravilhosa, pois através dela trocamos experiências escolhemos obras para serem estudadas com nossos alunos e elaboramos atividades que seguem como sugestões:
OBRAS
OBRAS
a) Mobilização: É o conjunto de atos/atividades que proporcionam a motivação do aluno à leitura. b) Construção / Síntese: São as atividades realizadas após a leitura da obra.
Ninguém conhece o que é um poema (Ricardo Azevedo)

Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcellos

a) Ler para os alunos trechos mais importantes da obra e em paralelo assistir a algumas cenas do filme.
b) Relacionar a obra a alguns valores humanos, virtudes, atitudes através de produção de poemas, paródias, ou até mesmo responder à análise feito pelo professor.
O Garoto Verde (Toni Brandão)

b) Discussões em relação ao livro e ao vídeo, produção de cartazes dando ênfase a importância do destino adequado do lixo.
A garota quase perfeita (Regina Drummond)

a) Questionar os alunos: “Qual a sua ideia de fada madrinha?” A socialização pode ser através de discussões.
b) Socialização e reflexão acerca da atitude da personagem principal “Gracinha”. Em seguida, produção de artigo de opinião ou paródia sobre a temática do livro.
O menino do dedo verde (Maurice Druon)

a) Relacionar os elementos da capa ao título.
b) Fazer a leitura em capítulos (ler para os alunos) e fazer reflexão através de questionamentos. Após, em duplas, produzir um livro com cenas da obra. (trabalhar começo, meio e fim).
A bolsa amarela (Lygia Bojunga Nunes)

b) Leitura da obra em forma de novela. Após, produzir um artigo de opinião acerca da história. Em seguida, leitura de alguns textos e discussão oral em sala.
Tchau (Lygia Bojunga Nunes)

Excelente!
ResponderExcluirAngelita