sábado, 14 de novembro de 2009

Relatório de atividade


TP 6 Unidade 21
Aula 4 e 5
AAA6 versão Professor

Compreender e identificar as marcas de argumentatividade na organização dos textos é importante para que o aluno possa ter suas próprias opiniões, refletir sobre a sociedade na qual está inserido e, além disso, ter segurança ao construir sua identidade cultural.
A realização deste tema com os alunos dos 701 e 702 foi difícil, pois primeiramente houve a necessidade de esclarecer e reforçar este tipo textual: a argumentação.
Compreender que os seres humanos são seres argumentativos e que vivem em constante questionamento sobre a vivência humana, levou-os a considerar importantes aspectos e situações do cotidiano e da vida em sociedade.
Para realizar este importante trabalho foram utilizadas as aulas 4 e 5 do AAA6 Versão aluno e versão professor.Estas aulas traziam textos sobre a acne,problema tão comum entre jovens e adolescentes.
Primeiramente efetuou-se a leitura do texto “Acne ,ela incomoda”,após a leitura houve debate sobre o texto e as informações contidas nele.Cada aluno respondeu as questões relacionadas ao texto e socializou-as com os demais,em seguida houve uma análise dos diferentes tipos de argumentação textual na defesa de idéias .
No segundo dia de aula utilizou-se o texto “ Como evitar espinhas” para que através deste pudessem identificar argumentos baseados em conhecimentos do senso comum.No estudo do texto foi possível observar como é grande a falta de informação e o desconhecimento sobre a acne.
Para concluir o estudo foram realizadas ainda entrevistas com familiares e alunos da escola.A entrevista foi o ponto mais importante e mais atrativo das aulas ,pois os alunos puderam verificar e constatar como há falta de informação entre os entrevistados sobre este tema.
Foi solicitado ainda que os alunos usassem outra fontes de pesquisa para complementar o trabalho realizado em sala e também para dar mais sustentação a produção de seus respectivos textos.
Ao concluir as atividades cada aluno produziu seu texto argumentativo.As produções ficaram muito boas.Observou-se ainda que muitos alunos desconheciam o assunto e não imaginavam a gravidade desta doença.
A cada trabalho realizado o nível de aprendizagem dos alunos aumenta e a qualidade dos trabalhos também.

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