segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MEMORIAL DE LEITOR


Ler sempre foi uma atividade encantadora para mim,meu primeiro livro de leitura foi a história de João e Maria. Este livro pertenceu a minha mãe quando ainda fazia o primário,assim que aprendi a ler fazia a leitura deste livro todos os dias e tambem contava sua história a meu irmão que adorava ouvir.Como estudava numa escola rural não havia muitos livros para leitura ,mas quando o professor permitia eu sempre levava um para casa .No Antigo ginásio li vários livros mas os que me marcaram foram Os contos dos Irmãos Grimm,Meu pé de laranja lima e principalmente O Menino do dedo verde.Nas escolas por onde passei nunca houveram muitos livros, a biblioteca era praticamente escassa de livros, não havia muito incentivo dos professores sem contar que o contato com jornais e revistas era raro ,portanto a leitura nunca esteve muito presente no meu dia-a-dia.
Mesmo com todas essas dificuldades sempre procurei estar em contato com a leitura mesmo que não tão assídua.Hoje procuro estar sempre em contato com a leitura até mesmo porque sendo professora de lingua portuguesa é extremamente necessário.
Incentivar os alunos a ler não é facil já que fomos criados numa sociedade em que ler não vem em primeiro lugar. A batalha do incentivo é árdua e penosa pois me frusta ter que cobrar a leitura algo que deveria vir por gosto,é dificil conscientizar os alunos que a leitura transforma o homem abre caminhos para novas oportunidades e os torna mais crítico.
Como professores o nosso papel trasnformar os alunos em leitores competentes.

2 comentários:

  1. Cristina,
    como nós já discutimos nas oficinas, ler requer um trabalho, um esforço, o qual nem sempre nossos jovens estão dispostos, pelo menos inicialmente, ou, nem todos, a fazê-lo. As várias estratégias de leitura, o esclarecimento dos objetivos de leitura, a busca pela leitura de fruição e a paixão dos adultos da escola pela leitura, são fatores e atos que, paulatinamente tendem a reforçar/desenvolver o hábito de leitura. Sabemos que não é tarefa fácil, mas insistir e acreditar é preciso...
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Cristina,
    realmente é uma tarefa muito difícil, mas a recompensa é ver aquele aluno mais tarde te agradecendo pela oportunidade de conhecer os livros, muitas vezes quando vão para outras escolas e não tem o que tiveram até então.Persista não desista. Beijos, Dania

    ResponderExcluir