terça-feira, 14 de julho de 2009

Atividade do Gestar TP 5 unidade 18











Número de aulas 4
Alunos envolvidos: 701 e 702
EMEF Renato Pradi

Partindo de um trabalho iniciado em sala com os alunos dos 7 anos relacionados a anúncio foi priorizado esta atividade pois que viria a complementar as atividades já realizadas em sala. Primeiramente foi comentado aos alunos sobre como acontece a construção do texto, sobre a coerência e a coesão textual.Foram distribuídas revistas e cada aluno fez a escolha de um anúncio ,nestes anúncio os alunos tiveram que retirar os verbos que constava e reescreve-los no caderno.Cada aluno colou seu anúncio em um pedaço de cartolina que correspondia ao tamanho do anúncio,depois desenharam a forma que desejavam formar o quebra-cabeças e recortaram.Puseram o quebra-cabeça em um envelope e entregaram a professora que os redistribuiu de forma que nenhum aluno ficasse com o quebra-cabeça que montou. A partir dai os alunos perceberam que o texto precisa ter uma sequência,perceberam também que ele é um todo e que ele não pode ser construído de qualquer forma. Cada aluno montou o quebra-cabeça que recebeu, encontrando nele também os verbos. Após a conclusão ele escolheram um dos verbos escreveram um slogan sobre o produto anunciado e um desenho .Os trabalhos foram muito divertidos e interessantes os alunos se interagiram e puderam também compreender melhor o uso dos verbos.

2 comentários:

  1. Olá Cristina,
    é interessante também fazer um "quebra-cabeças" com um texto. Aquele texto "Nossas Cidades" é bem propício para esse trabalho, pois tem uma sequência lógica facilmente perceptível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sujestão e irei utulizá-la assim que possível,pois assim como todos as atividades dos TPs está também´deve ser muito boa.
    Abraços

    ResponderExcluir