Atividade do Gestar
TP 4 unidade 13
Professora: Cristina Rodrigues dos Santos Proença
Número de aulas 4
Alunos envolvidos: 702 da EMEF Renato Pradi
Os alunos juntamente com a professora realizaram a atividade do TP4 que consistia em sair do ambiente da sala de aula e analizar o ambiente letrado.Anteriormante a professora solicitou aos alunos que observassem o caminho de casa para discutir em grupos de 3 a 4 alunos na próxima aula.
TP 4 unidade 13
Professora: Cristina Rodrigues dos Santos Proença
Número de aulas 4
Alunos envolvidos: 702 da EMEF Renato Pradi
Os alunos juntamente com a professora realizaram a atividade do TP4 que consistia em sair do ambiente da sala de aula e analizar o ambiente letrado.Anteriormante a professora solicitou aos alunos que observassem o caminho de casa para discutir em grupos de 3 a 4 alunos na próxima aula.
Na escola os grupos circularam e analisaram os locais. Retornando para a sala de aula os alunos discutiram sobre o que haviam observado no caminho de casa e na escola e descreveram o que consideraram mais importante de maneira clara e simples. .
Esta atividade fez com que os alunos refletissem sobre as funções e usos sociais da escrita no cotidiano,percebendo que há diferentes modos de se organizar as informaçõs na escrita,em outdoors,anúncios,sinais de trânsito,revistas,jornais,etc., estas diversas formas de se apresentar a escrita são importantes para compreender o ambiente letrado no qual estão inseridos.
Esta atividade fez com que os alunos refletissem sobre as funções e usos sociais da escrita no cotidiano,percebendo que há diferentes modos de se organizar as informaçõs na escrita,em outdoors,anúncios,sinais de trânsito,revistas,jornais,etc., estas diversas formas de se apresentar a escrita são importantes para compreender o ambiente letrado no qual estão inseridos.
Os alunos ainda perceberam a construção dos textos,os termos utilizados,os símbolos ,elementos verbais e não-verbais,observaram que o meio que os cerca está repleto de informações,cada ambiente requer um suporte e dentro deste esta inserido um determinado gênero.A conclusão do trabalho se deu com a produção de um cartaz, em que cada grupo retratou o ambiente e o letramento presente no mesmo,alguns cartazes ficaram faltanto informações,porém ao final reconheceram e compreenderam a finalidade deste gênero: o cartaz.
O mais interessante em desenvolver esta atividade foi a cooperação,a harmonia,a colaboração e acima de tudo o respeito que mantiveram durante esta atividade.
Exatamente, Cristina!
ResponderExcluirA percepção pelos alunos de que escrevemos com funções sociais diferentes, com objetivos e formatos diversos, irá ajudá-los a produzirem textos mais maduros, com finalidades, formatos e linguagem melhor direcionados.
O trabalhos com as atividades dos TPs tem prorcionadoatividades diferenciadas e assim permitindo abrir outros leques de estudo e avanço com os alunos.
ResponderExcluirAbraços